Conheça os principais tipos de cervejas artesanais e suas diferenças

O Brasil vem ganhando espaço entre os apreciadores de cervejas artesanais, onde há cada vez mais opções de estilos. Minas Gerais é um dos maiores fabricantes da bebida, com quase metade dos tipos artesanais que são praticados no mundo todo.

Quem já conhece, percebe que não há muita diferença entre as cervejas artesanais e as marcas mais populares, mas apreciar o sabor de cada tipo é algo único.

Para quem ainda não conhece, para ajudá-lo, iremos mostrar os principais tipos de cervejas artesanais mais conhecidas não só no Brasil, mas no mundo. Conheça agora o guia da cerveja artesanal.

Saiba como são os tipos mais comuns de cervejas artesanais

O que diferencia cada tipo de cerveja artesanal, é o foco nos ingredientes, como as leveduras, lúpus e os maltes, e a forma como ela é fermentada.

Existem mais de 120 tipos de cervejas artesanais no mundo todo, seria difícil mencionar todas, mas trouxemos alguns estilos para você conhecer:

Cervejas Ales

Este tipo de cerveja artesanal é o mais composto de todos os outros, é bastante incorpada. Possui alto índice de fermentação, entre 15º e 25º, desta forma precisam ser preparadas por um mestre cervejeiro.

O que compensa toda a complexidade deste tipo de cerveja, são os sabores e aromas que estão presentes na bebida, o que aumenta a vontade de procurar cada vez mais por novas experiências com a ela.

São estilos de cerveja Ales:

  • Stout : são as cervejas mais escuras e com alto teor alcoólico. É bastante incorpada;
  • English Pale: bastante popular na Inglaterra, possui sabor mais amargo, não forma muito colarinho por ter baixo nível de carbonatação, que é o gás carbônico presente na produção;
  • Trapista: une qualidade com boa raiz cultural, é produzida por monges Trapistas, ligados à Igreja Católica.

 Cervejas Lagers

Lagers são as cervejas artesanais mais consumidas no mundo todo. Possuem um processo de fermentação prático, com teores alcoólicos baixos e tem o conhecido “colarinho”, pois contém mais carbonatação. É uma cerveja artesanal bem leve se comparada aos outros grupos.

Dark Lagers

As Dark Lagers, como o próprio nome indica, são escuras e possuem três estilos que são facilmente encontrados aqui no Brasil:

  • Munchner DUNKEL: são cervejas escuras-avermelhadas produzidas na Alemanha, em Munique, daí o seu nome “Munchner”. São muito antigas, eram as únicas cervejas da região da Baviera, antes da tecnologia chegar, o que tornaria as cervejas mais claras. Possuem um sabor maltado;
  • Dark American lager: é uma versão americana da Dunkel alemã, possui um sabor suave e é menos maltada. Uma marca bem representada no Brasil desta bebida é a Warsteiner Dunkel;
  • Malzbier: é uma cerveja bastante escura e adocicada, possui teor alcoólico baixo, cerca de apenas 3 a 4,5% e quase não possui fermentação. É muito conhecida no Brasil, mas tem origem na Alemanha, local onde não é tratada como cerveja, e sim como energético.

Lambics cerveja artesanal

A Lambics é produzida exclusivamente na Bélgica, em Bruxelas e possui um processo ímpar de fermentação: aproveitando-se a flora da região, os fabricantes expõem os tanques de cerveja de forma a se misturarem com o mosto, um tipo de fermentação espontânea, em que o açucar vai se transformando em álcool.

É um processo bastante demorado de fabricação, porém elas podem conter sabores únicos e variados, desde os de trigo aos de frutas como framboesa, banana e laranja. Por causa deste processo de maturação, as Lambics são consideradas as cervejas artesanais mais caras do mundo.

Exemplos de cerveja Lambics:

  • Faro: contém adição de açúcar;
  • Geuze: classificação de cervejas lambics;
  • Kriek: tipo de cerveja com cerejas, que são misturadas durante o processo de maturação em barris.

Baden Baden Golden

É uma cerveja especial, vem da consagrada cervejaria Baden Baden. O tipo Golden traz em sua mistura um sabor levemente adocicado, um toque de canela e frutas vermelhas. Sua coloração é dourada avermelhada, o que a torna única e inconfundível.

Cerveja artesanal Bock

A palavra Bock vem do desmembramento da palavra EinBeck, que é a cidade natal deste estilo de cerveja. A palavra Bock significa “cabrito”, assim, algumas marcas de cerveja artesanal colocam desenhos ou rótulos com este animal.

São tradicionalmente mais avermelhadas, com cores pendendo para o marrom. Tem um sabor marcante e complexo de malte devido às misturas de maltes de Viena e Munique. Possuem alto teor de álcool, chegando perto de 15% .

Além de todas as citadas, há as cervejas artesanais feitas exclusivamente no Brasil. Estas possuem sabores bem típicos brasileiros, como as de caju, castanha, chocolate, café, as cítricas e clássicas. Elas estão distribuídas em diversas marcas e são acondicionadas em garrafas com rótulos bem peculiares, geralmente em estilo vintage, humorístico ou de apelo visual forte.

Há uma grande variedade de cervejas artesanais para atender os gostos de todos os brasileiros. Na maioria das vezes, ela é vista aqui em nosso país como uma bebida popular e simples. Porém, há mais de 120 estilos de cerveja que você pode selecionar de acordo com o seu gosto pessoal. Teste cada uma delas por si mesmo, e descubra quais são os seus estilos prediletos.

E você, já provou alguma cerveja artesanal? O que achou? Conte pra gente, deixe seu comentário!

Conheça os principais tipos de cervejas artesanais e suas diferenças

4 pensou em “Conheça os principais tipos de cervejas artesanais e suas diferenças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo