DICAS DE LIVROS PARA ENCARAR A QUARENTENA

Faz bastante tempo que a gente está sem poder sair de casa para se divertir, né? Em alguns estados do país, a quarentena já ultrapassa os três meses. E o que você tem feito para passar o tempo? Aposto que a grande maioria das pessoas têm apostado nas redes sociais e no celular. Mas outros passatempos podem ser mais produtivos.

Por exemplo, a leitura. Tenho certeza que muita gente reclamava que a rotina corrida dos dias normais atrapalhava tirar aquele livro da cabeceira da cama, né? Este é o momento perfeito para mudar isso. E se você não tem nenhum companheiro esperando para ser folheado e lido do começo ao fim, a DINVO te ajuda a encontrar um bem interessante.

Além de te indicar livros excelentes, a gente te dá dinheiro de volta nas compras de lojas parceiras:

Pequeno Manual Antirracista

Para quem gosta de livros de não-ficção, a primeira indicação é “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, que traz dez lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo. Ela trata de temas como o preconceito racial na atualidade, negritude, branquitude, violência racial e cultural, desejos e desafetos.

Como as democracias morrem

A política e os partidos extremistas são um tema super atual também. Para refletir mais sobre o assunto, você pode ler “Como as democracias morrem”. Os professores de Harvard, Daniel Ziblatt e Steven Levitsky, traçam um paralelo entre a eleição de Donald Trump e exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos, como a ascensão de Hitler e Mussolini, passando por ditaduras militares na América Latina.

Por que Gritamos

Pais podem se aventurar pelas páginas de “Por que Gritamos”, de Elisama Santos. A autora compartilha sua experiência na busca pela educação em que o diálogo dá o tom e a criação tem como objetivo ser emocionalmente saudável.

A Revolução dos Bichos

Um clássico, “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é uma boa opção para quem gosta de livros de ficção. É uma fábula sobre o poder e narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Mas a revolução acaba numa tirania ainda mais opressiva dos humanos. É uma sátira clara à ditadura stalinista e já inspirou vários filmes famosos.

O Homem de Giz

Fãs de ficção científica e dos anos 80 vão adorar “O Homem de Giz”, de C. J. Tudor. A trama conta a história de Eddie e seus amigos, que desenham homenzinhos no asfalto como uma espécie de código secreto. Só que um desenho misterioso leva o grupo até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Trinta anos depois, quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem a certeza que precisa descobrir o que aconteceu lá atrás.

O Conto da Aia

Um estado teocrático e totalitário, onde as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e onde o fundamentalismo ganha força política. Essa é a premissa de “O Conto da Aia”, da canadense Margaret Atwood. É o livro que inspirou a série The Handmaid’s Tale. Escrito na década de 80, se mostra cada vez mais perto da realidade…

Do Mil ao Milhão

Na lista dos mais lidos do ano, está “Do Mil ao Milhão”, de Thiago Nigro, que ensina os pilares para conquistar a independência financeira – gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Mas como fazer isso? O autor é investidor e assessor e se baseia na própria experiência para mostrar que a riqueza está ao alcance de todo mundo.

Malala – A Menina que Queria ir para a Escola

Para terminar, uma opção muito legal para crianças e adolescentes. Que tal apresentá-los à história real da pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz e que se tornou um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo? Essa é a história de “Malala – A Menina que Queria ir para a Escola”. Ela é uma garota paquistanesa que enfrentou o Talibã para poder estudar. Aos dez anos, foi vítima de um atentado a tiros, quando voltava da para casa, depois de um dia de aula. O livro é da jornalista Adriana Carranca.

Curtiu? Conta para gente qual livro você está lendo no momento e qual é a sua obra favorita também. Você ainda pode compartilhar as dicas com seus amigos e até escolherem qual leitura fazer juntos e, quem sabe, organizar um clube do livro à distância. Divirta-se!?

 

 

 

DICAS DE LIVROS PARA ENCARAR A QUARENTENA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo