Compras online: Descubra o que fazer quando a sua entrega atrasa!

As compras online no Brasil aumentaram significativamente nos últimos anos. Segundo a pesquisa feita pela Forrester Research, esse crescimento deverá dobrar até 2021. De acordo com a companhia, as vendas online terão, em média, 12, 4% ao ano de alta. Acumulando R$ 85 bilhões.

Esse crescimento justifica-se pelo fato das lojas online oferecerem mais produtos, descontos atrativos e opções de pagamento.

Contudo, nem todos têm uma experiência de compra boa pela internet. Muitos e-commerces, devido a grande demanda de pedidos, atrasam a entrega de encomendas. Causando grandes transtornos aos clientes, que, muitas vezes não sabem como proceder nesses casos.

Pensando nisso, resolvemos reunir nesse post algumas dicas sobre o que fazer quando a sua entrega atrasada. Após a leitura desse texto, você ficará mais seguro na hora de resolver os problemas em compras online. Vamos lá?

Entre em contato com a loja

Quando a loja online não cumpre o prazo estipulado para a entrega do produto, a primeira medida que você deve tomar é entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente. Explique no e-mail, ou no atendimento via chat, toda a situação e informe o código de compra e o número de rastreamento.

Ao fornecer dados mencionados acima, a pessoa que te atendeu poderá saber se a sua encomenda já foi despachada para os Correios, ou para a transportadora, ou se ela ainda se o produto ainda se encontra no depósito da loja.

Fale com os Correios

Se, após o contato com a loja virtual, você descobriu que a mercadoria foi despachada no período certo, entre em contato com os Correios a fim de saber quais os motivos do atraso na entrega da sua encomenda. Uma das razões de atraso na entrega é a demora no envio da mercadoria de uma unidade dos Correios para outra.

Caso você seja morador de condomínios que não tenham porteiros, ou caixa de correios coletiva, o atraso na entrega ocorre porque existe uma portaria dos Correios que impede que os carteiros toquem a campainha e entrem nesses tipos de condomínio para realizar a entrega. Se esse for o seu caso, entre em contato com os Correios para saber como retirar a mercadoria.

Peça um produto igual ou similar ao que foi comprado

Se a loja online atrasou a entrega devido a problemas de extravio ou avarias na mercadoria. Você tem o direito de receber um produto igual ao que você tinha comprado. Caso o item esteja esgotado, a loja deve oferecer o direito de escolha de um produto similar ao que você encomendou.

A Evino, por exemplo, em caso de extravio ou avaria durante o transporte, oferece a reembolso do valor pago na compra onine, ou transforma o montante em créditos para o cliente comprar vinhos iguais ou similares aos que ele encomendou. Além disso, a loja online fornece ao cliente uma cortesia de um determinado valor para ele usar nas compras feita no site da Evino.

Peça o reembolso do seu dinheiro

Uma vez que você esgotou todas as possibilidade de solução do problema de atraso na entrega, solicite o reembolso do valor pago pelo produto. O preço do frete também deve ser incluído na restituição do dinheiro.

O Código de Defesa do Consumidor não estipula o prazo em que o e-commerce deve devolver o dinheiro ao cliente. Todavia, de acordo com o Procon, a restituição do dinheiro deve ser feita dentro de 30 dias. Se o pagamento foi feito com cartão de crédito, a cobrança de parcelas deve ser interrompida assim que o pedido for cancelado.

Dica Extra: Guarde todos os comprovantes das compras online

Não se esqueça de guardar todos os comprovantes das compras online. Essa dica pode parecer meio óbvia, mas, muitas pessoas, quando limpam a caixa de e-mails, apagam todas as informações sobre a compra. Com isso, a pessoa perde todos os comprovantes de que a entrega atrasou, o que dificulta o reembolso do dinheiro.

Para que isso não aconteça, crie uma pasta no seu e-mail. Arquive todos o histórico de conversas sobre o atraso da entrega. Outra opção é fazer um print de todos os e-mails trocados entre o e-commerce.

Agora que você já sabe o que fazer quando a sua entrega atrasa, ficará mais seguro na hora de fazer compras na internet. Porém, para evitar dores de cabeça, compre apenas em e-commerces que sejam confiáveis.

Você já teve problemas de atraso na entrega de compras online? Como resolveu? Compartilhe conosco a sua experiência na seção de comentários!

 

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