Comece a se preparar para a Black Friday 2017!

A Black Friday 2016, mesmo com a recessão econômica que se estabeleceu no Brasil, teve um saldo positivo para as lojas online:

  • O faturamento dos e-commerces foi 17% maior do que em 2015, chegando a 1,9 bilhão de reais, de acordo com o Ebit;
  • Aumento de 5% na quantidade de pedidos, somando um total de 2,23 milhões.

E os dados favoráveis ao comércio online na Black Friday 2016 não param por aí:

  • Segundo o Reclame Aqui, houve uma queda de aproximadamente 30% na quantidade de reclamações a respeito de lojas online;
  • De acordo com o Zoom, e-commerces dobraram a quantidade de ofertas em relação a Black Friday 2015. Ao todo, 200 mil itens foram colocados em promoção.

Os dados apresentados acima justificam-se pelo fato de as lojas online oferecerem uma variedade maior de ofertas e condições de pagamento, além da possibilidade do uso de cupons de desconto e do cashback.

Diante de tudo que foi apresentado, sabemos que muitas pessoas começarão a se programar para fazer compras pela internet durante a Black Friday 2017.

Contudo, precisamos dar um aviso importante:

É preciso estar atento aos produtos que são mais procurados pelos consumidores e também aos e-commerce que foram bem avaliados pelos compradores.

Por que?

É sobre isso que falaremos no post de hoje.

Continue lendo este artigo e você saberá quais foram os produtos mais procurados durante a Black Friday 2016 e quais lojas online receberam menções positivas dos consumidores. Ao terminar de ler este texto você terá informações suficientes para que a Black Friday 2017 não se transforme em uma Black Fraude.

Itens mais buscados na Black Friday 2016

Conforme falamos na introdução deste artigo, existem alguns produtos que são muito procurados durante a Black Friday e, consequentemente, são os primeiros a esgotarem-se. Para que você saiba se o item que você quer comprar durante a Black Friday está na lista dos mais vendidos, segue abaixo um levantamento feito pelo E-bit durante o período promocional em questão.

Categorias mais comercializadas em pedidos

1º Eletrodomésticos

2º Telefonia/Celulares

3º Moda e acessórios

4º Eletrônicos

5º Informática

Categorias mais comercializadas em volume financeiro

1º Eletrodomésticos

2º Telefonia/Celulares

3º Eletrônicos

4º Informática

5º Casa e decoração

Dicas para comprar produtos mais procurados na Black Friday

Se o item que você tanto quer está entre os mais comercializados na Black Friday 2016, cremos que você está bastante preocupado em não conseguir comprá-lo. Para que isso não aconteça, selecionamos duas dicas para que você consiga adquirir o produto que deseja na Black Friday 2017.

1. Olhe as ofertas antes da sexta-feira

Você sabe muito bem que a Black Friday ocorre na última sexta-feira do mês de novembro. Todavia, o que você e muitas pessoas não sabem que alguns e-commerces começam a ofertar produtos em promoção no início da semana em que acontecerá a Black Friday.

Por isso, faça uma visita as lojas online que vendem o produto que você deseja para saber se elas começaram a disponibilizar as ofertas da Black Friday no início da semana. Deste modo, você pode garantir, com antecedência, o item desejado e, consequentemente, evitar a frustração de não comprar o produto porque o mesmo está esgotado.

2. Seja muito rápido

Durante a Black Friday, cada minuto é valioso. Por isso, não cometa o erro de se cadastrar nos sites em que você fará compras no dia da promoção. O tempo que você leva para preencher os dados do cadastro pode ser o mesmo que o produto que você quer comprar se esgote.

Também não deixe para a última hora o monitoramento dos preços dos produtos e das lojas mais indicada para comprar durante a Black Friday. Ao deixar para fazer isso na sexta-feira, você pode deixar de adquirir o item desejado porque ele se esgotou, ou então comprá-lo por preço mais caro, pois a pesquisa de valores foi feita de forma apressada.

Problemas mais frequentes na Black Friday

Como todos nós sabemos, nem tudo são flores na Black Friday. Com certeza, você deve conhecer alguém que enfrentou algum tipo de problema na hora de comprar um produto em e-commerces durante esta data. Conforme dados apurados pelo Reclame Aqui, os problemas mais frequentes foram os seguintes:

1º Propaganda enganosa – 22%

2º Divergência de valores – 15%

3º Problemas para finalizar as compras – 12%

4º Produtos indisponíveis – 7,7%

5º Maquiagem de preços – 5,4%

Para evitar os problemas citados acima, tome as precauções abaixo:

  • Consulte sites como o E-bit e o Reclame Aqui para saber sobre a reputação de uma determinada loja online;
  • Acesse os gráficos de histórico de preços como os que estão disponíveis no site do Bondfaro;
  • Fique atento aos comentários que outros consumidores falam a respeito de uma loja, isto é, se o produto comprado foi entregue com defeito, o frete é muito caro, etc.

Marcas com melhor aprovação na Black Friday 2016

Uma vez que você já sabe o que é preciso fazer para comprar o que quer na Black Friday, chegou o momento de saber as marcas que obtiveram a melhor aprovação durante o referido período promocional.

Em parceria com o Mooba e o Precifica, o Reclame Aqui apurou o que estava sendo falado sobre a Black Friday nas mídias sociais. Das 70. 053 referências avaliadas, 57,1% foram positivas e 42,9% negativas.

Das marcas avaliadas na pesquisa em questão, as que receberam menções positivas foram:

  • Grupon – 96,3%
  • Netfarma – 96,1%
  • Hotel Urbano – 94%
  • Livraria Cultura – 93,4%
  • Passarela – 92,3%

Assim, sabendo quais produtos são mais vendidos durante a Black Friday, o que é preciso para evitar problemas e quais são as marcas com melhores avaliações durante o referido período promocional, a tendência é que cada vez menos pessoas sejam vítimas de propagandas enganosas.

Você vai comprar algum produto na Black Friday 2017? Que produto você quer comprar? Compartilhe as suas intenções de compra conosco na seção de comentários!

Comece a se preparar para a Black Friday 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo