Descubra 7 passos para fazer a melhor Festa Junina que você respeita!

Estamos no mês de junho, época de uma das festas mais adoradas pelos brasileiros: a Festa Junina.

Ao ler o que foi escrito acima muitos se perguntarão: Mas o blog de você não fala sobre cashback? Por que vocês falarão de Festa Junina?

Calma, nós iremos explicar…

Criadas como uma forma de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, as Festas Juninas possuem grande apelo em diversos lugares do território brasileiro. As festividades deste gênero mais renomadas são aquelas que acontecem no Nordeste.

Sabemos que nem todos podem ir à região Nordeste para conhecer o São João de Campina Grande, que é considerada a maior Festa de São João do Mundo. Contudo, isso não significa que você não possa curtir uma boa Festa Junina. E o melhor: você não precisará sair de casa e poderá usar o dinheiro acumulado através do cashback para preparar a festa.

Ficou curioso? Então leia este post até o fim e você saberá como organizar uma boa Festa Junina em 7 passos simples. Boa leitura!

1º Passo: Organização da Festa Junina

Antes de pensar em comprar qualquer coisa, você deve organizar a Festa Junina. Faça uma lista de quantas pessoas serão convidadas, entre crianças e adultos. Feito isso, calcule quanto gastará na compra de utensílios, bebidas, comidas e itens para a decoração das mesas e do ambiente. Recomendamos que você organize o orçamento em uma planilha.

Uma vez que você já sabe os gastos para elaborar a festa, faça uma reserva para gastos emergenciais. Deste modo, caso a bebida acabe, por exemplo, você terá dinheiro em caixa para fazer a reposição da mesma.

2º passo: Convites para a festa

No momento em que você estiver com a lista de convidados fechada, pode pensar m como serão os convites da festa. Você pode comprar convites prontos, ou então usar toda sua imaginação e fazer os convites da sua Festa Junina. Caso você esteja sem ideias, dê uma olhada no Pinterest, pois você encontrará bons exemplos de convites para Festas Juninas.

Caso você queira enviar o convite pelo WhatsApp, faça convites virtuais. Se você não tem nenhuma afinidade com a área de design, peça a um amigo que saiba trabalhe na área para fazer os convites para você.

Mas, se você não conhece ninguém que trabalhe na área de design, não precisa desistir da ideia dos convites virtuais. Na plataforma Canva, que possui templates para diversas postagens em redes sociais, você encontrará modelos de convites para festas. O Canva é uma plataforma grátis e permite que o usuário faça download do arquivo que ele criou.

3º passo: Escolha dos utensílios

Uma das piores partes de fazer uma festa na nossa casa é ter que lavar toda a louça que foi usada. No entanto, você não precisa passar por isso após o término da sua Festa Junina. Ao invés de usar seus próprios utensílios, utilize pratos, copos, garfos e facas descartáveis.

Além de não custarem caro, é possível encontrar opções que combinam com a temática da festa. Sem contar que, após o término da festa, basta jogar no lixo aquilo que foi usado pelos convidados.

4º passo: Escolha da comida e da bebida

A quantidade de comida e bebida na Festa Junina varia conforme o perfil das pessoas que você convidará. Em festas com este tipo de tema, o padrão é servir um litro de vinho para cada 4 pessoas e 0,5 litro no caso de refrigerantes e sucos.

Para doces e salgados, o padrão é servir, respectivamente, pratinhos com 5 e 8 unidades. Caso a sua festa seja de longa duração, não se esqueça de servir pratos quentes como opção de jantar e aumentar a quantidade de bebidas.

Comidas servidas em Festas Juninas

Para lhe ajudar na escolha das comidas que serão servidas na festa, fizemos uma lista de doces e salgados típicos de Festas Juninas. Confira!

Pratos Salgados

  • Amendoim Salgado;
  • Cachorro Quente;
  • Caldo Verde;
  • Caldinho de Feijão
  • Espetinho de carne ou de frango;
  • Milho verde na espiga;
  • Pastel de carne;

Pratos Doces

  • Arroz Doce;
  • Canjica
  • Curau de milho;
  • Cocada;
  • Bolo de fubá e bolo de fubá cremoso;
  • Pipoca Doce;
  • Pé de Moleque

Bebidas servidas em Festas Juninas

Agora que você já sabe quais são as comidas servidas em Festas Juninas, chegou a hora de saber que bebidas são populares nesta festividade.

Bebidas alcoólicas

  • Batidas (amendoim, coco, maracujá e vinho);
  • Quentão;
  • Vinho Qunte;

Bebidas não alcoólicas

  • Chocolate quente;
  • Chocolate quente com coco;
  • Quentão sem alcool
  • Suco de milho verde

5º Passo: Decoração da Festa

A decoração de uma Festa Junina é muito simples. As mesas podem ser ornamentadas com toalhas de chita, xadrez ou de linhão, aquele que se assemelha com pano de saco. Para decorar o espaço onde será a festa, coloque balõezinhos, bandeirinhas, lanternas e correntes coloridas.

Se a Festa Junina for realizada em um espaço aberto, você pode acender uma fogueira. Contudo, isole a área em que ficará a fogueira para que as crianças não se aproximem da mesma.

6º Passo: Jogos e brincadeiras

Como forma de entreter os convidados da festa, você pode elaborar algumas brincadeiras e jogos tipos de Festa Junina e distribuir brindes para os participantes. Para lhe ajudar, fizemos uma seleção de jogos e brincadeiras muito populares em Festas Juninas:

Pescaria

Para montar o seu jogo de pescaria, desenhe peixes e outros animais marinhos em uma cartolina, recorte-os e coloque um clipe em cada um deles. Feito isso, arrume os peixinhos em uma bacia com areia. Não se esqueça de escrever o nome do brinde no verso de cada um dos peixes ou animais marinhos.

Para fazer a vara de pescar, pegue um graveto de madeira e amarre um barbante na ponta da mesma. Na outra extremidade do barbante, coloque um clipe com a lateral aberta, de maneira que o mesmo pareça um anzol.

Jogo de Argolas

A montagem do seu jogo de argolas deve ser feita da seguinte forma: pegue garrafas de 700 ml e cubra-as com papel colorido. Coloque uma etiqueta em cada uma das garrafas com o nome do brinde que o participante será premiado.

Para que as garrafas não caiam na hora em que os participantes jogarem as argolas, cole-as no chão com fita crepe. Use a fita também para marcar a distância em que as pessoas devem jogar as argolas.

Corrida do Saco

Uma das brincadeiras mais divertidas das Festas Juninas, a corrida do saco é muito fácil de ser organizada. Consiga alguns sacos feitos de linhão, pois estes são mais resistentes, marque a largada e a linha de chegada com fita crepe, ou alguma fita adesiva colorida. Separe brindes para premiar os três primeiros lugares.

Corrida dos três pés

Para realizar esta brincadeira, você deve amarrar a sua perna direita à perna esquerda do seu parceiro. Deste modo, vocês devem tentar correr até à linha de chegada.

Bingo

O bingo é outro jogo muito fácil de ser realizado. Compre um jogo de bingo em uma loja de brinquedos e escolha alguém para coordenar a brincadeira. Aquele que completar a cartela primeiro, ganha o jogo e leva para cada um brinde.

Para obter os brindes da festa, você pode comprar objetos baratos e atrativos como canetas, cadernos, cofres para guardar moedas, etc. Outra opção é fazer a arrecadação destes itens através dos convidados da festa.

7º Passo: Escolha das músicas da festa

Você já fez o orçamento da sua Festa Junina, fez lista de convidados, entregou os convites, escolheu a comida, a bebida e os brindes das brincadeiras da festa. Agora chegou o momento de escolher outra que importante para qualquer tipo de festa: as músicas.

Uma Festa Junina que se preze, deve ter músicas que estejam relacionadas com esta festividade. Você pode comprar CD’s de forró tradicional ou pedir para um amigo montar uma playlist cujo tema são músicas de Festa Junina. Para lhe auxiliar, selecionamos algumas músicas bem conhecidas:

  • Cai cai balão (autor desconhecido);
  • Capelinha de Melão (João de Barros e Adalberto Ribeiro);
  • Festa na Roça (Mario Zen);
  • Olha pro céu, meu amor (José Fernandes e Luiz Gonzaga);
  • Pedro, Antônio e João (Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago);
  • Sonho de Papel (Carlos Braga e Alberto Ribeiro).

Depois de saber dos passos para realizar um boa Festa Junina, sugerimos que você use o cashback acumulado até agora para comprar tudo que for preciso. Tem mais alguma dúvida sobre como fazer uma Festa Junina? Então compartilhe conosco na seção de comentários!

Descubra 7 passos para fazer a melhor Festa Junina que você respeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo