Por que os brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas?

Compras online

Você já fez compras pela internet, ou então conhece alguém que já tenha comprado em lojas online?

Tenho certeza que sim…

Segundo o Total Retail, é maior o numero pessoas compram pela internet  do que as em lojas físicas. A pesquisa em questão apurou que 38,2% dos brasileiros adquirem algum produto em lojas online todos os meses. Enquanto 30,9% fazem compras em lojas físicas mensalmente. Apenas 3,4% dos entrevistados, nunca fizeram compras pela internet.

Para comprovar que 38,2% de brasileiros não estão equivocados, mostraremos alguns motivos que levam as pessoas optarem por comprar em lojas online em vez de estabelecimentos físicos.

Acompanhe esse texto até o fim e boa leitura!

Comodidade na hora de fazer as compras

Você já pensou em comprar aquilo que deseja sem precisar enfrentar filas ou um trânsito intenso? Pois bem, tudo isso é possível quando compramos pela internet!

Segundo o levantamento feito pela Total Retail 2016, 41,6% dos consumidores brasileiros fazem compras no ambiente virtual devido a comodidade. Em outras palavras, essas pessoas podem adquirir aquilo que desejam sem precisar sair de casa.

O comércio online ainda permite que você faça compras através do seu smartphone, seja no trabalho seja no trânsito.

Além de todas essas vantagens, os e-commerces estão sempre disponíveis. Ou seja, se você quiser comprar um perfume às 2 horas da manhã, na internet é possível. Basta entrar no site da sua preferência, escolher o seu perfume predileto e a forma de pagamento que você deseja.

Liberdade durante as compras

Você já passou por essa situação?

Você entra em um estabelecimento comercial e é abordado por um vendedor que fica tentando lhe empurrar um produto que você não deseja? Ou então faz considerações que não têm nenhuma relação com aquilo que você quer comprar?

Do mesmo modo, você já deve ter saído de uma loja frustrado porque os vendedores não são prestativos, ou possuem poucas informações a respeito dos produtos disponíveis na loja.

A consequência das situações expostas anteriormente é que a experiência de compra do consumidor fica seriamente comprometida. E isso pode levar a perda do prazer da aquisição do produto desejado.

Quando você compra no ambiente online, tais situações nunca acontecem. O consumidor pode decidir o que irá comprar sem a interferência de terceiros.

Desse modo, você tem liberdade para escolher a quantidade e o modelo do produto que será adquirido sem precisar levar para casa algo que não lhe interessa.

Variedade de ofertas

No ano de 2014, o Brasil possuía mais de 450 mil lojas virtuais. Em 2016, de acordo com a pesquisa divulgada pelo BigDataCorp,  foi registrado um aumento de 21,5% do número de lojas online.

Essa variedade de lojas virtuais, permite que o consumidor escolha a estabelecimento virtual mais adequado as suas necessidades.

Nas lojas físicas, podemos ter dificuldades de encontrar tudo o que queremos comprar no mesmo estabelecimento. Já nos e-commerces, é possível que você encontre todos os itens e modelos desejados.

Assim, você não precisa desistir de comprar algo só porque o produto em questão não é vendido na sua cidade.

Facilidade para pesquisar sobre o preço e a qualidade do produto

Quando fazemos compras em lojas físicas, precisamos fazer visitas a diversas lojas a fim de pesquisar o preço dos produtos.

No entanto, se a prática de tal ação já é difícil quando estamos no shopping, ela é mais complicada quando precisamos visitar estabelecimentos que ficam em ruas umas distantes das outras.

Por conseguinte, você faz um gasto excessivo com passagens de ônibus e metrô, ou então opta por comprar na loja que fica perto da sua casa, mesmo que esta não ofereça um preço tão atrativo.

No ambiente online, tais problemas não existem, pois, com alguns cliques na tela do seu smartphone, ou no teclado do seu notebook, você pode pesquisar o preço de um produto.

Além disso, você pode ter acesso a avaliação de outros consumidores a respeito de uma loja online ou um produto. Com base nas informações coletadas, você pode tomar a sua decisão de compra sem nenhum receio.

Para facilitar a sua pesquisa, sugerimos que você use os comparadores de preço. Essas ferramentas permitem que você pesquise o preço de um produto em diversas lojas, além de fornecer o gráfico de evolução do preço nos últimos meses.

Usando o comparador de preço, você diminui a chances que cometer equívocos na hora de fazer as suas compras na internet.

Preços atrativos

Qual é o consumidor que não gosta de uma boa promoção?

O fato dos e-commerces oferecerem preços mais vantajosos é um dos motivos para a escolha dos brasileiros.

Na internet, os preços são menores porque as lojas online não tem custos como: luz, água, aluguel de um espaço para o estabelecimento funcione, etc.

A concorrência é outro fator que permite que o valor dos produtos comercializados nas lojas online seja mais em conta do que nas lojas físicas.

Ao disputarem a preferência do consumidor, os e-commerces oferecem preços bem mais baixos do que os apresentados pelos estabelecimentos que estão nas ruas e no shopping.

Diversidade de opções de pagamento

As opções de pagamento restritas são um motivo para que muitas pessoas desistam de uma compra em uma loja física. Isso porque as alternativas apresentadas pelo estabelecimento não atendem às necessidades dos consumidores no momento em questão.

Realizar um pagamento à vista, em 3 vezes no cartão, ou a aceitação de cartões de apenas uma determinada bandeira não precisam ser um obstáculo para você adquirir um produto.

Quando você realiza compras no ambiente online, é possível encontrar diversas opções de pagamento: boleto bancário com 5% de desconto, parcelamento no cartão de crédito em 12 vezes sem juros e também os intermediadores de pagamento como o PayPal, PagSeguro e o MercadoPago.

Proteção das informações sobre o consumidor

Antigamente, quando se falava em compras na internet, a proteção dos dados fornecidos pelo consumidor era um assunto recorrente. No entanto, você não precisa mais ficar desconfiado na hora de fazer compras no ambiente virtual, pois as lojas oferecem total proteção aos seus dados.

Com a evolução do comércio online, foram desenvolvidas soluções para proteger as informações fornecidas pelo consumidor. Entre esses recursos estão a criptografia de dados, estabelecimento de camadas de segurança e novos modelos de certificação. Tais soluções impedem que os seus dados sejam roubados.

Além da proteção dos seus dados pessoais, você pode contar com o respaldo do Código de Defesa do Consumidor. Essa lei passou por adaptações para comportar determinações relacionadas a compras feitas em lojas online.

Você também deve ficar atento se a loja online possui políticas de troca e devolução de produtos. A presença de tais determinações é um indicativo que o estabelecimento virtual é confiável.

Assim, sabendo das vantagens de realizar compras pela internet, podemos esperar que o percentual de brasileiros que fazem compras pela internet cresça cada vez mais durante o ano de 2017.

Você costuma fazer compras online? Como foi a sua experiência adquirindo produtos em lojas virtuais? Compartilhe a sua opinião conosco na seção de comentários!

Por que os brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas?

Um pensamento em “Por que os brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo