O que fazer e o que evitar na Black Friday

O termo Black Friday é uma expressão que teve origem nos Estados Unidos, significa Sexta-Feira Negra. Hoje no mundo todo, inclusive no Brasil, a Black Friday é conhecida por realizar grandes descontos em lojas físicas e virtuais, durante 24 horas, sempre no mês de Novembro, antes do Natal.

Embora seja uma vantagem para os consumidores e comerciantes, há também os riscos que devem ser evitados para não cair em ciladas e fazer deste dia um verdadeiro pesadelo.

Saiba agora o que você pode e não pode fazer na Black Friday para evitar prejuízos e aproveitar as promoções de forma tranquila.


O que fazer na Black Friday

Uma das vantagens que a Black Friday pode trazer para o consumidor é a antecipação das compras de Natal, aproveitando assim os descontos. Veja o que você pode fazer para ter sucesso em suas compras:

  • Faça uma lista de compras

Elaborar uma lista de compras é uma excelente maneira de não esquecer nenhum item, bem como ajuda a não gastar em excesso com produtos que você não vai precisar.

  • Cadastre-se nos sites das lojas que irão participar da Black Friday

O Black Friday possui um lista cadastrada de lojas participantes da promoção e oferece inscrições para quem desejar estar informado das atualizações.

Mas atenção: é importante se cadastrar com antecedência para poder receber descontos e sugestões de compras por email.

  • Procure conhecer os sites que não são recomendados

É importante também saber quais sites estão na lista negra e que não são recomendados pelo Procon. Antes de efetuar a compra, não se esqueça de consultar esta lista para evitar que você seja enganado por fraudes.

  • Faça uma comparação de preços

Utilize sites comparadores de preços, como o Buscapé ou o Zoom, pois eles informam os descontos reais que as lojas oferecem e assim você pode saber qual delas oferece as melhores condições e preços. Muitas lojas oferecem descontos falsos e ao usar estes sites, você fica seguro e evita desilusões durante a promoção.

  • Tenha seu computador e internet protegidos e livres de vírus

Procurar por sites na Black Friday torna o tráfego intenso na Web, o que gera lentidão e transtornos aos usuários. Por isso é importante evitar problemas por manter seu computador, notebook ou tablet preparados com anti-vírus e navegadores atualizados, para navegar durante a promoção.

  • Pesquise preços e prazos do frete

Com a empolgação da compra, muitas vezes o consumidor esquece de verificar o prazo de entrega, caso uma compra seja feita pela Internet.

Na Black Friday, é importante checar se o produto chegará antes do Natal, se a sua compra for com este objetivo, para evitar frustrações com o produto chegando depois da data.

  • Faça suas compras de Natal com antecedência

Se você for presentear amigos e familiares no Natal, comprar durante a Black Friday é uma excelente oportunidade de economizar e garantir preços mais baixos.

O que evitar na Black Friday

Assim como é importante saber o que fazer para realizar boas compras, é imprescindível também saber o que NÃO fazer durante a Black Friday para evitar os roubos, fraudes e arrependimentos por compras desnecessárias, o que também acontece bastante durante este período. Confira a lista:

  • Comprar por impulso

Evite comprar tudo que tem vontade, ou seja, comprar por impulso. Quanto mais coisas desnecessárias você comprar, maiores são as chances de arrependimento e inadimplência.

É importante planejar, e não comprar o que não precisa só porque o preço está barato. Muitas vezes ao realizar uma compra por impulso, o comprador adquire o que não vai usar, e acaba sem ter como obter o dinheiro de volta.

É preciso ser realista de quanto você pode gastar, o quê e onde você pretende comprar.

  • Comprar nos horários de pico

Evitar os horários de pico na Black Friday é importante para realizar um bom negócio.

Geralmente este horário fica entre meia-noite de quinta-feira e a hora do almoço de sexta-feira, bem como no horário das 18h da sexta-feira.

Evitando estes horários, as chances de encontrar bons preços é bem alta.

  • Comprar em locais com Internet pública

É importante evitar comprar pela internet em locais públicos, onde o sinal do Wi-Fi não é particular. As redes públicas são muito acessadas facilmente por qualquer pessoa, muitas delas mal intencionadas, principalmente quando elas sabem destas ocasiões.

Prefira comprar no conforto de sua casa ou na de uma pessoa conhecida, que tenha o Wi-Fi com senha forte.

  • Não conferir a reputação das lojas

Não saber em que loja virtual está comprando e nem a sua reputação é um tiro no pé. Existem muitos estabelecimentos que parecem muito confiáveis, com sites bonitos e bem estruturados, mas não são de confiança.

Por isso, antes de comprar, verifique a reputação das lojas em outros sites, como o Reclame Aqui, que é uma ótima opção para prevenir problemas com fraudes.

  • Não estar atento aos descontos falsos

Muito antes da Black Friday, as lojas aumentam os preços dos produtos e depois na sexta-feira, colocam o preço normal, como se fosse uma promoção, para passar a impressão de que o desconto é significativo, sendo que é o preço real do produto.

Isso se chama “maquiagem de preços”, é um tipo de publicidade enganosa e é passível da loja ser penalizada. Desta forma, se aconselha pesquisar os valores antigos dos produtos e anotá-los duas semanas antes da Black Friday.

Com estas dicas, é possível aproveitar ao máximo da data, principalmente se for realizar as compras para o Natal. Com os devidos cuidados, você poderá realizar bons negócios e ter satisfação em suas compras.

E você, já comprou na Black Friday? Conte-nos suas experiências, deixe seu comentário!

 

O que fazer e o que evitar na Black Friday

2 pensou em “O que fazer e o que evitar na Black Friday

  1. na black friday é sempre bom ficar atento pois tem muitas empresas fazendo falsos descontos para poder enganar o consumido , fazendo ele achar que conseguiu um ótimo desconto sendo que esta pagando o preço original ou até mais por um produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Rolar para o topo